Quem somos

Somos a Associação Monte Carmelo (AMC), uma comunidade de educadores, crianças e suas famílias que constituem uma organização não governamental de desenvolvimento socioeconômico. A AMC proporciona atividades socioeducativas através do desenvolvimento de virtudes humanas para 190 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos do município de Porto Feliz.

Nossa Missão

Atuar na formação do caráter da criança e do adolescente, através do exercício de virtudes e de valores éticos e morais, contribuindo para o desenvolvimento de sua famílias e da sua comunidade.

Nossa Visão

Ser um centro socioeducacional formador de indivíduos e referência na formação de cidadãos íntegros, autossustentáveis e comprometidos com a construção de um mundo melhor.

Nossa História

No final da década de 80, a família Ayvazian doou uma propriedade rural de 84 mil metros quadrados localizada nos arredores de Porto Feliz à Comunidade Bahá’í com o intuito de que fosse utilizada a serviço das necessidades de Porto Feliz e circunvizinhanças. Após cuidadosa análise e consulta com lideranças e autoridades locais, concluiu-se que o melhor uso possível da propriedade seria transformá-la num centro de educação material, humana e espiritual de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Na maioria desses lares, ou ambos os pais trabalham em tempo integral, ou somente um dos pais vive com os filhos e também trabalha em tempo integral. Por causa disso, as crianças desses lares, tipicamente, passam metade do dia na escola e a outra metade na rua. Percebeu-se que seria de grande valia à comunidade local oferecer a essas crianças um espaço onde suas necessidades físicas, intelectuais e espirituais fossem supridas durante a metade do dia em que costumavam ficar na rua. Isto seria feito num ambiente tranquilo e bucólico, próximo à natureza e distante da agitação urbana. Embora focado sobretudo na criança, esse trabalho viria a envolver, progressivamente, pais, famílias e a comunidade como um todo. As crianças não seriam as únicas beneficiadas; elas seriam educadas para gradualmente se tornarem agentes de mudança na comunidade. Com esses ideais e ideias, a AMC iniciou suas atividades em 1992. Em dezembro de 1995, foi declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Porto Feliz. Dezenas de alunos já passaram pela AMC e tiveram sua vida tocada pelo amor, carinho e formação que lá receberam ao longo dos anos. Hoje, a AMC oferece seus serviços a aproximadamente 190 crianças de 6 à 14 anos de idade.

Nossos Objetivos

Desde o início de suas atividades, o objetivo da AMC tem sido sempre tornar-se um centro de transformação e crescimento a expandir-se em círculos concêntricos cada vez maiores. No coração da AMC estão as crianças, seu foco primordial. À medida que crescem na AMC, elas gradualmente atuam também como voluntários, ajudando os monitores e funcionários nas atividades diárias. Nosso plano é oferecer oportunidade para que as crianças e adolescentes descubram suas potencialidades através de oficinas para a descoberta de artes e ofícios. Além disso, estamos trabalhando cada vez mais com os pais para assegurar coerência entre o que se ensina na AMC e o que se ensina no lar. Para tanto, a intenção é oferecer diversos cursos para pais, incluindo alfabetização e capacitação para a educação dos filhos. O próximo passo será envolver toda a comunidade, atuando como um eixo de conhecimento e ação social para Porto Feliz e região. À medida que a abrangência e a dimensão das atividades da AMC crescem, sua infraestrutura física necessita ser expandida, com novas salas de aula, uma área de cultivo agrícola ampliada e outras instalações.